domingo, 8 de abril de 2012

Criando Redes Neurais


    O Espaço Ciência Viva realiza no último Sábado de cada mês um evento aberto ao público com uma temática própria. No dia 31 de maio com o tema “Cérebro – Viajando na Linguagem” o Projeto Ciência e Arte apresentou nossa mais nova atividade: “Criando Redes Neurais”.
    O nosso cérebro e todo o nosso sistema nervoso é composto por bilhões de neurônios que são células especializadas na transmissão do impulso nervoso. Existem diferentes tipos de neurônios. Os neurônios sensitivos captam o estímulo dos nossos cincos sentidos enquanto os neurônicos conectores ou associativos transmitem este sinal ao sistema nervoso central.  Por fim, os neurônios motores (ou efetuadores) transmitem o comando do cérebro para determinado músculo se mexer. Devido a sua forma, eles têm capacidade de se “juntar em fileiras ou teias” para levar o impulso nervoso até o cérebro ou do cérebro para determinado órgão em um tempo extraordinariamente rápido.
    Inspirados nos primeiros desenhos de neurônios feitos por Ramón y Cajal em 1899, desenvolvemos uma atividade artística que auxilia no estudo da biologia desta célula.
    Numa placa de madeira jogamos pequenas quantidades da tinta nanquim, escolhida por ser mais líquida. Conforme assopramos o canudo, a tinta líquida se dispersa, formando as projeções dos dendritos, criando o formato alongado dos axônios e compondo o corpo dos neurônios. Cada integrante cria seu neurônio, resultando no final da atividade em uma grande rede neural colorida composta pelos diferentes tipos de neurônios.
    Veja abaixo as obras de pintura de uma grande rede neural com a técnica do assopro no canudo feita pelos nossos artistas visitantes do Sábado da Ciência: Cérebro – Viajando na Linguagem, no dia 31 de maio!
Participantes criando seus neurônios com a técnica do assopro no canudo

Placa de madeira pronta demonstrando a rede neural

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Fotos do evento Sábado da Ciência com o módulo Criando Redes Neurais

Crianças assoprando a tinta através do canudo para criar seus neurônios 

Nascendo a rede neural!

Mais artistas!

Rede neural
Finalizando a obra

Primeira tela pronta!

Segunda Tela Pronta!

Terceira tela pronta!